segunda-feira, 13 de março de 2017

Bora Ouvir Engenheiros do Hawaii – No Meio de Tudo, Você?






Eu tenho colegas do Rio de Janeiro que gastam 3 horas no trânsito para ir trabalhar. TODOS OS DIAS! Vão de carro ou barco + metrô + ônibus.


Eu mesmo, aqui em Fortaleza, estou gastando 1 hora no trânsito para ir trabalhar. TODOS OS DIAS! São 20 horas por mês. É como se todos os meses eu perdesse 1 dia inteiro da minha vida no trânsito somente para ir ao trabalho. Em um ano, eu vou perder uns 10 dias só dirigindo para ir trabalhar.






No Brasil, aproximadamente 40 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito. É uma das maiores mortandades do mundo. Equivale a toda a população da cidade onde eu nasci. Até arrisco que qualquer brasileiro que esteja lendo esse post agora, já perdeu um conhecido no trânsito. É ou não é uma…


Selva
A gente se acostuma a muito pouco
A gente fica achando que é demais
Quando chega em casa do trabalho quase vivo


Selva
A gente se acostuma a muito pouco
A gente fica achando que é o máximo
Liberdade pra escolher a cor da embalagem


O nosso futebol do 7 a 1 não consegue mais promover jogos com DOIS times e DUAS torcidas. A “solução” da torcida única já é realidade em quase todo o Brasil. E mesmo assim, torcedores continuam morrendo em todos os jogos. Eu falei morrendo.


Em 2016, em um dia de jogo de Corinthians e Palmeiras, um senhor sexagenário que não torcia para time algum morreu há 36 quilômetros do estádio, 6 horas antes do jogo começar. Vítima de uma “briga” entre “torcedores”.


Nessa selva
A gente se acostuma a muito pouco
A gente fica achando que é normal
Entrar na fila comprar ingresso pra levar porrada


No meio de tudo, você!
Me salva da selva me salva da selva! (refrão: 2x)


Tentando virar youtuber (hehe), eu tentei gravar um vídeo de 30 segundos na varanda do meu apartamento. Era domingo à tarde. Eu não consegui. Nós percebemos que não temos nem 10 segundos de silêncio.


Selva a gente se acostuma a muito pouco
A gente fica achando que é demais
Um pouco de silêncio e um copo de água pura


Diante dos fatos que nós presenciamos nos últimos anos, as nossas instituições e a nossa democracia fake estão bastante desacreditadas.


O executivo não consegue governar desde a última eleição em outubro de 2014. Antes, estava sendo fritado e depois não teve legitimidade por surgir de um impeachment totalmente questionável. Eles estão mais preocupados em escapar da cadeia do que em tirar o Brasil do buraco.


O nosso legislativo só está preocupado em retribuir os favores devidos às empresas corruptoras que os elegem; em enriquecer cada vez mais e mais e mais e mais e muito mais e, não menos importante, em não ir pra cadeia por conta disso.


A nossa justiça é seletiva e parcial. Dependendo de quem é o acusado, o processo pode ser expresso ou demorar o tempo suficiente para o crime prescrever. Para os inimigos, a força máxima da espada da lei. Para os amigos, a venda da justiça que nada vê. A lei é torcida, distorcida e retorcida ao gosto do freguês. Para uma mesma lei, duas interpretações totalmente opostas são válidas. Só depende de que lado você está.


Somos muitos os brasileiros que não acreditamos mais no país.


Nessa selva
A gente se acostuma a muito pouco
A gente fica achando que é o máximo
Se o cara mente mas tem cara de honesto


Recentemente, um senhor de 60 anos que corria cedinho na Beira-Mar de Fortaleza foi covardemente agredido por três ladrões que tomaram-lhe o relógio. E foi lá também que um homem tentou praticar assaltos com um facão e adentrou no mar para fugir da polícia. Ao mesmo tempo em que 5 moleques espancavam um transexual até a morte. E lá em São Paulo, recentemente, um ambulante foi morto dentro do metrô ao tentar defender um transexual.


No bairro de Messejana, os bandidos estão assaltando as pessoas dentro das suas próprias casas. Aí, meu amigo, você não tem mais escapatória nem dentro de casa. E agora, José?


É o mesmo bairro onde policiais fizeram uma chacina em 2015, matando 11 pessoas que encontraram pela frente, em represália à morte de um policial.


Nos “presídios” brasileiros, centenas de presos se matam uns aos outros, sob a impotência/incompetência do Estado. Cabeças são reboladas (jogadas) para fora do presídio por cima dos seus muros. O Brasil já tem 600 mil presos.


Bandidos (ou monstros) não hesitam em trafegar por quilômetros arrastando uma criança pendurada no carro. Bandidos atiram e matam por qualquer motivo ou até mesmo sem motivo. Toda semana, policiais são mortos por bandidos nas principais cidades do Brasil.


Toda semana, pelo menos um banco é explodido no interior do Ceará. Às vezes, a galera que não saca muito de Física, até explode mais do que o necessário.







É raro você encontrar um fortalezense que nunca tenha sido assaltado ou presenciado um assalto. Em Várzea Alegre, interior do Ceará, a “moda” já chegou também.







Eu não sei em qual cidade você está lendo esse post, mas receio que a sua realidade seja parecida com a minha.


Quando o pessoal lá de Brasília fica batendo cabeça e para de manter as aparências e o fingimento de que as instituições estão funcionando, é a senha para os bandidos de todos os níveis: sinal verde para avançar na barbárie!


Eu mesmo já cancelei vários programas por conta do trânsito e da violência da selva fortalezense. Mandam-nos ocupar essa selva, mas quem vai ser o primeiro?







Não é raro você ouvir alguém dizendo que “os bandidos estão soltos e os cidadãos estão presos”.


Tenho ouvido muitos relatos de conhecidos com a sua percepção de como o mundo está piorando, de como a sociedade está doente e do temor pelos caminhos que estamos seguindo.


Nessa selva
A gente se acostuma a muito pouco
A gente fica achando que é o normal
Finge que não vê, diz que não foi nada e leva mais porrada


Eu não gosto de acústicos, mas o Humberto Gessinger consegue fazer até mesmo um acústico ficar bom. Ele incluiu músicas inéditas e exclusivas aos discos acústicos. Que gênio!








Nesse dia ele estava realmente muito iluminado e conseguiu juntar em uma só música protesto, filosofia e romantismo. É espetacular e inacreditável!


No meio de tudo, você!
Me salva da selva me salva da selva! (refrão: 4x)


No meio de tudo, você!
Acima de tudo, no meio de tudo… você!


Se é um blog de música falando sobre selva, eu também posso mencionar Welcome to the Jungle dos Guns N' Roses. Bem-vindo à selva! Traz a mesma temática desse post.


E ainda falando sobre música, cidade violenta, selva e romantismo, talvez a mais clássica no inconsciente popular seja Esta Cidade É Uma Selva Sem Você, do Bartô Galeno.


Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!







Tenha muito cuidado nessa selva.
Boa sorte e um abraço.


Se quiser continuar com os Engenheiros e com o Bora Ouvir Uma:



POST SCRIPTUM

O blog acaba de ultrapassar a marca de 30 mil visitantes. Valeu, galera, vocês são demais!
Obrigado é a palavra que melhor define o que eu estou tentando dizer.







Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário