quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Bora Ouvir o Oasis? [1 Ano do Bora Ouvir Uma]



"Chegou a hora de apagar a velinha...”





  • 1 ano do Blog Bora Ouvir Uma
  • 57 posts publicados
  • 20 mil pessoas subindo o som


E mais uma vez eu já agradeço de coração a cada um que subiu o som e que compartilhou músicas boas com a gente.


(Eu sei de gente que toda semana dedica um tempinho para o blog. MUITO OBRIGADO! Mas eu preciso do feedback e da interação de vocês para saber com precisão do que vocês mais gostam.)


E tudo começou assim:




Dentro do ecletismo possível e não forçado, ouvimos vários estilos: forró, rock, rock Brasil, samba, MPB, reggae, pop, axé, ska, dance music, hip hop, black, clássica, romântica, bolero, marchinhas de carnaval e jovem guarda.








Em uma grande viagem musical, fomos do interior do Rio Grande do Norte (com Arleno Farias) ao interior da Suíça (com o DJ Bobo):




Diversão garantida com a hashtag #inusitado. Ouvimos canto de passarinho, rádio FM, torcida de futebol, “planetas” e toque de telefone celular.


Apesar da rotina de publicar um post por semana, o blog vem me tirando da minha antiga rotina e tem me ajudado bastante a sobreviver mentalmente nesse doloroso 2016. Tenho conhecido músicas, pessoas e lugares e, assim, o blog cumpre um dos seus objetivos.


Além dos posts trabalhados na semana, sempre tem alguém subindo o som com alguns dos cinquenta e tantos posts anteriores. Isso é muito gratificante e também um lembrete para eu mesmo revisitar esses posts.


Já tenho ideias e disposição para mais algumas dezenas de posts e o blog vai seguindo… Se tiver a fim, pode sugerir um post!


      


E, para comemorar em grande estilo, vamos tentar um milagre.


Pagar um cachê trilionário em libras ou ressuscitar algum artista falecido talvez seja mais fácil do que juntar novamente esses dois irmãos para trabalharem juntos.







(E eu fico aqui só imaginando o desgosto da mãe deles. Lá em casa, mãe “admite” que a gente tenha vários “defeitos”, mas, JAMAIS, poderemos ser irmãos desunidos.)




Bora Ouvir o Oasis?






Em 2002, eu iniciava a faculdade de Ciências da Computação. Foi uma época muito solitária e depressiva e foi também quando eu conheci o Oasis.






Poxa, como eu viajava nesse som… Viajava principalmente na música Little James (você vai ouvi-la na seção final do post) que foi escrita por Liam Gallagher para o seu enteado e que me lembrava demais o meu pequeno (na época) irmão Pedro Ernesto.


Era o disco do “meio” da carreira deles. Depois, eu me vi obrigado a buscar os discos do passado e seguir acompanhando os lançamentos dos discos novos no futuro.


E fui ouvindo cada vez mais, conhecendo cada vez mais, até que se tornou a minha banda favorita. Conheci todas as músicas disponíveis, incluindo uma coletânea com “lados B” e raridades.






Fortemente inspirados pelos Beatles, podemos tentar definir o processo musical do Oasis. Algumas músicas são baladas altamente introspectivas e outras são rock and roll puro com guitarras altas e distorcidas. Obviamente, nem sempre é tudo tão separado. Tem músicas que juntam claramente os dois estilos.


Noel Gallagher, o irmão mais velho, era o cérebro por trás da banda. São dele quase todas as composições e a poesia do Oasis. Um grande hitmaker! Também era o dono da guitarra-solo da banda, a meu ver mandando acordes bem simplórios.


Liam Gallagher foi o escolhido para o vocal. Desenvolveu um estilo peculiar ao cantar esticando o pescoço, imitando algumas aves de pescoço comprido. Goste você ou não, isso gerou um timbre inconfundível. Também gostava de sacudir um pandeiro meia-lua na parte instrumental das músicas, para não se sentir “inútil”. São britânicos e nos dão um inglês mais fácil de acompanhar (sem tantas sílabas engolidas).


Perceba que Noel era o líder de direito (compositor e irmão mais velho) e Liam era o líder de fato (o dono do microfone). Talvez isso tenha implodido a banda (e a família) e já voltamos a falar sobre isso.






O Oasis logo se tornou um ícone da cena pop, acostumado a encher estádios no mundo inteiro.


Em 2012, eu ouvi falar de um show da Banda Supersonic (Oasis Cover) no Órbita Bar. Deu tudo certo e eu consegui fazer parte dessa noite magnífica. Dezenas de fãs cantando alucinadamente as músicas dos irmãos Gallagher e cia. E isso foi o mais perto que eu consegui chegar do Oasis.




Gênios geniosos






Aqui não é blog de fofoca, mas é difícil falar do Oasis sem falar da vida dos Gallagher. Ao contrário de alguns artistas, eles nunca fizeram questão de preservar uma postura neutra. Quem sabe até isso não foi uma estratégia de “marketing”?


Dois caras muito encrenqueiros, briguentos, marrentos, arrogantes, mal comportados, egocêntricos e, às vezes, até deselegantes com os seus colegas músicos e demais artistas.


Eu acho que o fã não tem nada a ver com a vida pessoal do artista. Embora concorde que podemos deixar de admirar (seguir) o trabalho de um artista por causa de algumas atitudes ou declarações dele.


(Ultimamente, eu tenho desistido de vários artistas que estão criticando os militantes da esquerda política de forma ofensiva e desrespeitosa.)


O caso prático é que o relacionamento conturbado dos Gallagher culminou no fim do Oasis e isso nos afetou drasticamente. É um caso muito triste de artista que “se acabou” e não foi por culpa da irreversível morte física.


O pessoal do copo meio cheio pode dizer: “ah!, ganhamos duas bandas”. Eu discordo. A verdade é que o talento foi separado gerando duas bandas mais “fraquinhas”. Tanto que uma delas já nem existe mais.


Eu falo da Beady Eye - uma espécie de Oasis 2.0 (toda a banda original com exceção de Noel). Uma banda que mantinha naturalmente toda a melodia do Oasis, com os acordes dos músicos e a voz do Liam. Mas não havia mais a poesia e as composições caíram muito. Também optaram (por birra ou por contrato) por não tocar as músicas do Oasis.






A poesia estava com Noel na totalmente sua Noel Gallagher's High Flying Birds! É meus amigos: o cara deu à banda o seu próprio nome e daí podemos ver um tanto de egocentrismo. Noel é o destaque total, no centro do palco, o dono do microfone. Passou a cantar gritando mais, demarcando um estilo próprio. Ainda canta várias músicas do Oasis, afinal, são as músicas dele, né? (E sorte nossa que ainda canta…)






Não vamos cometer injustiça e nos esquecermos do restante da banda, correto? Segue, de acordo com a Wikipedia:


Formação final
Liam Gallagher - Voz
Noel Gallagher - Guitarra e Voz
Gem Archer - Guitarra
Andy Bell - Baixo
Chris Sharrock – Bateria


Membros anteriores
Tony McCarroll - Bateria (1991-1994)
Paul Arthurs - Guitarra (1991-1999)
Paul McGuigan - Baixo (1991-1999)
Alan White - Bateria (1995-2004)
Zak Starkey - Bateria (2004-2008)










Bora Ouvir o Oasis ou não?


Calma aí, macho!


Escolher as melhores músicas da sua banda favorita em uma lista limitada é uma tarefa muito difícil. Ainda mais quando falamos de uma galera que gravou tanto quanto o Oasis.


Além do mais, é o post especial de um ano do blog, então não queremos post “meia-bomba”.


Para me ajudar nessa difícil tarefa, recorri às tabelas dos campeonatos nacionais de futebol que estão acabando. Quem sobe? Quem desce?


Vamos começar com a Série B, a Segunda Divisão… A Seleção de Prata com as músicas muito boas do Oasis:


TOP 7 do Oasis (Seleção de Prata)
7. Cast No Shadow
6. Be Here Now
5. Don’t Go Away
4. Stop Crying Your Heart Out
3. Stand By Me
2. Supersonic
1. Some Might Say


E, agora sim, a série A, a Primeira Divisão, a Seleção de Ouro, a nata da nata, o suprassumo… Para aqueles que não têm muito tempo ou querem apenas conhecer o som da banda, segue, na minha opinião:


TOP 5 do Oasis (Seleção de Ouro)
5. The Masterplan
4. Wonderwall
3. Live Forever
2. Champagne Supernova
1. Don’t Look Back In Anger


A seguir, nós vamos percorrer toda a discografia do Oasis e subir o som com as minhas músicas favoritas de cada CD. Obviamente, vamos ouvir todas as músicas listadas acima e muito mais.


Tem vídeo pra todo gosto: clipe oficial; gravações em estúdio; shows ao vivo; participações em programas de TV; letras das músicas e exclusivamente áudio.


Ah!, e nos comentários você vai poder interagir dizendo qual a melhor música ou cornetando qual música faltou.


(E quem chegou até aqui, não pode deixar de ver o último vídeo do post.)


Viva Oasis! Viva o Oasis! Viva para sempre! Oasis Live Forever!


#oasisLiveForever







Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!


[1994]
Definitely Maybe





Rock 'N' Roll Star
Prazer, eu sou o rock do Oasis, com a voz característica do Liam e guitarras distorcidas:





Shakermaker
Nessa mais calminha dá para captar bem a voz do Liam:





Live Forever
[OURO.3]
Como fechamos o texto principal, Oasis vivo para sempre:





Supersonic
[PRATA.2]
Eu preciso ser eu mesmo. Eu não posso ser ninguém mais.”
E dessa música foi escolhido o nome da banda cover nacional.





Cigarettes & Alcohol (Live in Wembley 2000)
As estrelas do rock com cigarros e álcool. Vamos dar um desconto que a poesia melhora nas outras músicas, a melodia também está aqui e a vibe do estádio é demais:







[1994]
Whatever [CD-SINGLE]





Whatever (Live at Jools Holland)
Sou livre para ser o que quiser, qualquer coisa que escolher”. Em 1994, eles já tiravam onda com orquestra de violinos. Noel utiliza bastante esse recurso na sua nova carreira “solo”:







[1995]
(What's The Story) Morning Glory?





Wonderwall
[OURO.4]
Essa não tem nem o que falar. É a música mais conhecida do Oasis! Para os modinhas:





Don't Look Back In Anger (Live in Manchester)
[OURO.1]
Chegando a minha TOP 1 e quantas vezes eu já não chorei ouvindo essa canção. Nessa versão ao vivo, o Noel se cala e a galera assume o chorus (refrão). É DE ARREPIAR!
Na mensagem, uma ordem que é muito útil para o nosso 2016: “Não olhe para trás com raiva”.





Some Might Say
[PRATA.1]
Simplesmente Oasis:





Cast No Shadow
[PRATA.7]
Mais introspecção…





Morning Glory (Live)
Vai sentindo como a introdução da guitarra chama a galera. Oasis é isso aqui:






Champagne Supernova
[OURO.2]
Emocionalmente, é difícil falar dessa música. Emocionadamente, fica difícil continuar o post… Muita introspecção e guitarras distorcidas no final:







[1997]
Be Here Now





Stand By Me
[PRATA.3]
Os dois primeiros segundos dessa música já valem o ingresso. Arrepia!





Don't Go Away
[PRATA.5]
Para quem nunca ouviu uma guitarra chorando:





Be Here Now
[PRATA.6]
Essa canção é toda no imperativo, tanto o título, como os versos. É incrível como, mesmo sem saber Inglês, você conseguiria perceber isso pela melodia. Não há dúvidas de que o Oasis está mandando fazer algo:





It's Getting Better (Man!!)
7 minutos de rock and roll: guitarras distorcidas e batida ritmada.







[1998]
The Masterplan





Acquiesce
De volta à introspecção com um refrão que faz a massa explodir:
Because we need each other
We believe in one another
And I know we're going to uncover
What's sleepin' in our soul
Porque nós precisamos um do outro
Nós acreditamos um no outro
(E) eu sei que nós vamos descobrir
O que está dormente em nossas almas





The Masterplan
[OURO.5]
Essa também toca no fundo da alma. Ainda destaco o clipe em desenho animado:







[2000]
Standing on the Shoulder of Giants





Go Let It Out (Live in Wembley 2000)
Assim começava a primeira música cantada que eu ouvi em um CD do Oasis…





Who Feels Love?
Aqui começava um mergulho na introspecção…





Little James
que culminava nessa música – citada lá no início do post como a música que me trouxe ao Oasis:





Gas Panic!
Extremamente psicodélico. Eu considero a “Lucy” (in the Sky with Diamonds) deles:





I Can See A Liar
Uma baladinha roqueira clássica com bateria seca e acelerada:







[2002]
Heathen Chemistry





Stop Crying Your Heart Out
[PRATA.4]
Essa apareceu no seriado Smallville. É a introspecção típica do som do Oasis:





Little By Little
Essa eu conheci e aprendi a gostar já com o Noel em carreira “solo” - por sinal, na sua nova banda ele traz uma versão 2.0 mais acelerada. Quando o estádio inteiro vem junto no chorus (refrão) é impossível não se arrepiar:







[2005]
Don't Believe the Truth





Mucky Fingers
Mais uma que eu conheci e aprendi a gostar já com o Noel em carreira “solo”:





Lyla (Live)
Aqui eu destaco o show que o baterista deu: é espetacular! A atmosfera do estádio também está muito boa e a massa quase “apaga” o Liam.







[2008]
Dig Out Your Soul





The Shock Of The Lightning (Live)
É a melhor edição de vídeo musical que eu já vi. É impecável! Também destaco o baterista brincando de tocar bateria. Duvido você não bater junto com ele.





I'm Outta Time
Fechando a playlist de volta à introspecção. Muito curioso, na última música, eles admitindo que “estão sem tempo”. O tempo do Oasis estava literalmente acabando e eles previram isso:







[2009]
Oasis Live River Plate Argentina Full Concert HD
Ê meus amigos, nós vamos chegando ao final do post. Estou triste porque acabou, mas foi uma delícia trabalhar nesse post: passar uma semana inteira ouvindo e pesquisando Oasis.
Pra fechar em grande estilo, vamos à Argentina, estádio do River Plate, maio de 2009, participar de um dos últimos shows do Oasis.
Eu sempre tenho dúvidas se esse show foi na Argentina mesmo. Uma recepção extremamente calorosa, a massa inteira balançando junto e mandando vocalizações (ôôô…) para participar ativamente do show. O Oasis se sentiu em casa. Que orgulho eu tenho desses argentinos! Que inveja boa das pessoas privilegiadas que viveram essa noite.
Suba o som com muito gosto! É HISTÓRICO!





Um grande abraço e até a próxima!



Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

Conheça a minha obra completa em:

2 comentários:

  1. Paulo, muito bom o post! O documentário sobre o Oasis chamado Supersonic saiu esse ano na Inglaterra e já da para achar pela Internet. Segue o trailer:

    https://www.youtube.com/watch?v=7wZJqUrJyDs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post ;)
    Saudades do Oasis...

    ResponderExcluir