terça-feira, 1 de novembro de 2016

Bora Ouvir a Nação Zumbi?






Essa semana marca o aniversário da minha amiga Karol, quem tanto “compartilha músicas boas com a gente”. E eu a desafiei a vir aqui nos apresentar a sua banda favorita – a Nação Zumbi. Ela topou e cá estamos, criando um novo tipo de duelo para o blog: o duelo de escribas. Então, a partir daqui, eu passo a caneta para ela. Vai que é tua, Karol!


Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!


Bora Ouvir a Nação Zumbi?
por Karolina Celeste Rolim Duarte


Oxe, mas quem são esses tais “Mangueboys”?






O movimento mangue surgiu no início dos anos 1990. Fred Zero Quatro escreveu o Manifesto Caranguejos com Cérebro como release de uma fita demo, porém essa release tinha mais cara de manifesto e retratava bem o cenário caótico em que se encontrava Recife, que era considerada a quarta pior cidade do mundo para se viver.


Em “Rios, Pontes e Overdrives”, a Nação Zumbi canta vários bairros de Recife:





A cidade”:





Chico Science teve, então, a ideia de misturar a percussão da Lamento Negro com o Punk da Lostal e, dessa junção, nasceu Chico Science e a Nação Zumbi.






Na música “Monólogo ao pé do ouvido”, é possível ouvir a entrada de cada elemento dessa mistura fantástica que conhecemos hoje por manguebeat:





"A Praieira” sempre tem um lugar especial na playlist dos fãs da Nação, afinal “Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor”:








Em 1993, foi lançado o CD da Lama ao Caos, produzido por Liminha. Sem dúvidas, é um dos discos mais bem acabados que já tive o prazer de ouvir:





Afinal, “Computadores Fazem Arte”:





Uma curiosidade é que a única música romântica presente no CD Da Lama ao Caos é “Risoflora” - um lamento que Chico Science escreveu para Maria Duda Belém, quando romperam o relacionamento e Maria Duda viajou de férias para a Bahia:





O sucesso instantâneo proporcionou turnês pelo Brasil, Europa e Estados Unidos e a Nação é umas das bandas que têm o privilégio de ser mais conhecida fora do Brasil:





Os caras voltaram pro estúdio para gravar o segundo CD chamado Afrociberdelia e nesse CD eu não posso deixar de destacar a faixa 08 “Maracatu Atômico”, a versão mais conhecida da música de Jorge Ben Jor.


Afrociberdelia chegou ao 5o lugar na World Music Charts Europa:





Macô com NY”:





O sucesso tinha que acontecer bem rápido para Chico Science e Nação Zumbi, pois, em 02 de fevereiro de 1997, Chico Science sofreria um acidente, deixando “órfãos” todos os mangueboys.


Logo após sua morte, o CD Afrociberdelia ganhou disco de ouro.


Em 2016, Chico Science completaria 50 anos e foi o homenageado do o carnaval do Recife, além do documentário Um Caranguejo Elétrico, lançado no dia do seu aniversário.





Depois de Chico, a Nação recebeu Jorge du Peixe, que tocava alfaia, como vocalista.





O novo CD, intitulado Nação Zumbi, é o primeiro CD todo inédito depois da partida de Chico e, sem dúvidas, a queridinha dos fãs é a música “Um sonho”.








O CD conta com participações, como Marisa Monte na música “A melhor Hora da Praia”:





Em 2016, o CD Afrociberdelia está completando 20 anos e Fortaleza está no roteiro dessa turnê:






Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

Conheça a minha obra completa em:

Um comentário:

  1. Parabéns, Karol Duarte,pelo texto ! Não conhecia a banda e agora vou acompanhá-los !! Vou seguir o blog tb ! Parabéns a todos !

    ResponderExcluir