quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Bora Ouvir Mastruz com Leite (Ao Vivo I)?









Vixe, Maria! Que galera massa, mermão!


O ano era 1997. Eu morava em Ipaumirim (CE). E em qualquer lugar que você fosse, estava sujeito a ouvir esse CD. Em Várzea Alegre, não era diferente. Principalmente, se fosse a época da Festa de Agosto. Em Lavras da Mangabeira, só dava ele. Em qualquer lugar que você fosse nessa região, estava sujeito a ouvir esse CD.


(É meu amigo… De onde eu venho, quem não sabia dançar forró, não namorava.)


Dá-lhe Faísca Bass! Esse é um baixo de responsa.


Mastruz com Leite foi pioneira em muitas coisas. Eles são considerados os criadores do forró eletrônico, trazendo bateria, teclado, guitarra, baixo e sax para a brincadeira da sanfona, zabumba e triângulo. De forma simplificada, é como se Luiz Gonzaga tivesse “inventado” o forró; Mastruz com Leite criou o forró 2.0 e hoje nós ouvimos uma espécie de forró 3.0.


Sustenta o fole, Robertinho do Acordeon!


Na década de 90, eles vinham num ritmo alucinante de lançar 2 CDs por ano. Foi quando chegou a temporada de CDs ao vivo da Somzoom e o Mastruz com Leite matou a pau com esse álbum: recordes de vendas, prêmios, shows e, óbvio, grana! A história da Mastruz com Leite se divide em antes e depois desse disco. Eles já faziam sucesso antes desse disco, mas esse CD os levou a outro patamar.


(Não confundir CD com DVD. Não há imagens desse show. E nem precisa!)






É curioso uma banda ter duas marcas registradas, mas se aplica a eles. As músicas de vaquejada a 200 BPM nas vozes masculinas são inconfundíveis: é Mastruz! Assim como, as “baladas” ultrarromânticas nas vozes femininas.






O show já começa em uma grandiosíssima festa: percussão acelerada e os cantores provocando a massa! Abusaram dos “pout-porris” - uma estratégia muito utilizada para enfiar mais músicas em um mesmo disco, quando havia as limitações físicas e tecnológicas. A sacada do pout-porri é emendar músicas com a mesma “pegada” - é parecido com o trabalho dos DJs que “mixam” as músicas.


Sustenta o fole, Zezim da Paraíba!


É impensável uma banda ter 4 cantores. Pois essa tinha! Eles mantinham uma sinergia e uma cumplicidade muito grandes entre si. O quarteto fantástico do forró: Aduilio Mendes, Bete Nascimento, França e Kátia Cilene.


(Até porque, meu amigo e minha amiga, “segurar” 5 horas de show não era fácil...)







E nem vamos esquecer, nem vamos cometer injustiça… Os gênios “invisíveis” que faziam essa mágica toda funcionar: Rita de Cássia, Luiz Fidélis e demais compositores que criaram todos esses versos no inconsciente coletivo.


Vai no sax, Jorge Nobre. Lá do Ipu!


Eu cheguei perto da Mastruz com Leite duas vezes.


Na primeira, fomos ao Forró das Antigas no Clube do Vaqueiro. Tive a impressão que os organizadores venderam o dobro dos ingressos. Faltou bar, faltou banheiro e, principalmente, faltou som. Eu sou baixinho e vou a um show principalmente pelo som. Para ouvir uma! (Bora Ouvir Uma?) Como estava muito desconfortável e não dava para ouvir quase nada, a gente desertou: voltamos para casa sem ouvir Mastruz com Leite.







Depois, o Forró das Antigas foi no Mucuripe Club – uma casa bem mais “playboy”. Já haviam passado duas bandas e lá pelas tantas da manhã começaria, enfim, o show da Mastruz com Leite. Nós já estávamos muito cansados e a minha esposa Alânia estava irredutível. Depois de muita negociação, consegui ganhar uma dança da minha esposa. Pude ouvir a primeira música do show. E só! Foi o mais perto que eu cheguei da Mastruz com Leite.


A banda ainda está na ativa, mas nada comparável a esse show.


Será que vocês conhecem essa?


Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!






Se quiser ouvir mais forró das antigas:




POST SCRIPTUM

Pra complementar o post, segue um documentário riquíssimo contando a história do forró 2.0:





Arrasta o pé, meu filho!



SPOILER


O próximo post é o nosso especial de 1 Ano do Bora Ouvir Uma?!







Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário