quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Bora Ouvir Marchinhas de Carnaval?







Há uns 20 anos, o Carnaval de Várzea Alegre ganhou força. Passou a ser uma megafesta na praça (no novo Calçadão). Muito animada.


Alguns varzealegrenses, músicos de raiz, juntavam-se formando a banda Cheiro de Flor e faziam um showzaço com os maiores hits da axé music. Blocos, abadás, água na galera, coreografias, maisena de monte... Era bom demais.


E aqui um parêntese no post… O Carnaval de Várzea Alegre também tem forte tradição com a matinê do CREVA (clube) onde acontece o baile mais tradicional, seguro e com a possibilidade de participação de muitas crianças fantasiadas.








Mais forte ainda é a tradição das escolas de samba. Temos a Mocidade Independente do Sanharol e, a mais famosa e tradicional, a escola de samba de agricultores, a ESURD (Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro).






Assim como a Cheiro de Flor, várias bandas se reinventavam no Carnaval pelo interior do Nordeste. Normalmente, eram as próprias bandas de forró, com o mesmo nome ou com um pseudônimo. Mas uma coisa era fato: todas ensaiavam bem, se preparavam bem para o Carnaval, e detonavam no repertório clássico da axé music.






Aos poucos, a coisa foi mudando. Primeiro, os compositores baianos pegaram a doença dos compositores brasileiros e a criatividade foi se acabando. Era cada vez mais raro aparecerem novas músicas boas.


O Aviões do Forró viu uma grande oportunidade de ganhar dinheiro com o Carnaval e suas micaretas. E daí veio a sacada: vamos tocar nossas músicas em ritmo de Carnaval. Isso mesmo. As mesmas músicas, as mesmas melodias, mudando só a percussão.


E viralizou. As bandas em geral viram que era muito mais barato mudar só a percussão do que ensaiar todo um novo repertório. E o carnaval do interior virou forró em ritmo de axé. Pode isso, Arnaldo?


Mas o pior ainda estava por vir. E as bandas de forró, com muita dissimulação, resolveram enterrar a axé music. E hoje, nosso Carnaval virou novos shows de forró na época do feriado.


O post começou falando de clássicos e de tradição. E o carnaval mais tradicional é o das marchinhas. Algumas delas já centenárias. Acho curioso que várias delas são eróticas ou preconceituosas. Mas a coisa é feita com tanta malícia e vem de uma época tão pura que é impensável censurá-las.


A seguir um vídeo com 1 hora inteira de marchinhas. O setlist preferido da minha vizinha Carol.


O vídeo é muito bom porque é 1 hora de marchinhas sem parar. Algumas mais aceleradas, outras mais lentas. Algumas legendas.


Doutor, eu não me engano
Meu coração é corinthiano


Pra você que não quer o carnaval com forró ou com axé, é só dar o play!



PS: Impossível não lembrar do SBT e de Sílvio Santos com as marchinhas.


Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!







Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

2 comentários: