sexta-feira, 20 de julho de 2018

Bora Ouvir o Maná?





E aí, galerinha que sobe o som! Finalmente vou conseguir atender ao pedido da minha prima que tem o nome igualzinho ao da minha mãe. Então, se prepara pra mais um post bem família!


Pra ser justo, eles já passaram por aqui, em um dos primeiros posts do blog…




...uma participação especial acompanhando a guitarra inconfundível do Santana, mas agora ganharam um merecido post próprio.


Apesar de ter estudado Inglês a vida toda e de finalmente estar fluindo nesse idioma, eu adoro o Espanhol, principalmente pela sua sonoridade.


Também simpatizo muito com o México desde o Chaves, Chapolin e os seus torcedores malucos que gritam olé com 1 minuto de jogo e vibram muito até nos escanteios.


Eu estive bem no meio deles na Copa de 2014. Uns bagunceiros! Jogo em Fortaleza às 13 horas e estava insuportável até pra ficar sentado na sombra, imagina pra jogar futebol. Eles saíram na frente e a minha Holanda virou no finalzinho do jogo. Que jogaço. Que dia! Eles que tanto gostam de chamar o goleiro de puto (xingamento homofóbico) saíram do estádio putos (chateados).


Mas eu vou tomar um zero agora na redação do ENEM porque eu fugi completamente do tema. Não fuja!


Maná é uma banda de rock (?) mexicana formada atualmente por Fher Olvera (vocal e guitarra), Sergio Vallín (guitarra), Juan Calleros (baixo) e Alex González (bateria).


Eu fico meio reticente com essa definição de banda de rock pois, como ouviremos no post, o som dos caras é de uma sofrência desgraçada… Muito romântico. Tanto que eles só aparecem no meu pen drive na pasta “Românticas”. Até advirto para você só dar o play se estiver com o espírito preparado.


Eles começaram na década de 80 como “Green Hat”. Quando decidiram focar mais no som latino, traduziram para “Sombrero Verde”. Até finalmente adotarem o Maná, em 1987.


Se você der um Google “Maná”, vai parar dentro da Bíblia, que era um alimento milagroso fornecido por Deus ao povo israelita quando estava no deserto.


Mas o nome da banda evoca a palavra polinésia “mana”, que é energia positiva!


Ainda segundo a Wikipedia, “é considerado por muitos como a banda latino-americana mais influente e bem sucedida de todos os tempos com mais de 40 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.”.


Mais uma vez eu fico reticente, até mesmo porque eles levam vantagem no idioma. Nós mesmos, os brasileiros, achamos que só é latino quem fala Espanhol.


O fato concreto é que você já deve ter ouvido o Maná bastante, principalmente em Português, nas dezenas de versões que já foram feitas para as suas músicas e que tocam nas serestas Brasil afora.












Então bora lá subir o som com o TOP 6 do Maná by Bora Ouvir Uma!


Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!


6> Maná _S2_ En El Muelle de San Blás





5 > Maná _S2_ Cachito





4 > Maná _S2_ Rayando El Sol
É mais fácil chegar ao sol que a seu coração.”





3 > Maná _S2_ Vivir Sin Aire





2 > Maná _S2_ Labios Compartidos





1 > Maná _S2_ Bendita Tu Luz
E a medalha de ouro eu deixei para essa linda poesia em forma de oração…






BONUS TRACK


Santana com Maná _S2_ Corazon Espinado
A música citada na abertura do post:







Um grande abraço.


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário