quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Bora Ouvir a Tribo de Jah?






- É Triiiibo deeee?
- Jaaah!
- Tribo de?
- Jah!
- Tribo deee?
- Jaaaaah!


Dois mil anos se passaram” e o blog volta das férias, balançando e balançando bacana com os regueiros guerreiros do Maranhão!


Quem me apresentou o som da Tribo de Jah foi o meu tio Ricardo Batista, o “Timba-Timba”. E já se vão décadas balançando nesse som.


É o reggae de alma trazendo a sua forte mensagem social, o protesto musical contra o sistema. E talvez por isso a Tribo nunca foi bem recebida nas tribos globais e midiáticas.


Acho até que eu já escrevi isso em um post anterior:




A história da banda é inacreditavelmente linda…


Cinco caras, deficientes visuais, se conheceram na Escola de Cegos do Maranhão e aprenderam a tocar alguns instrumentos. Dali, formaram uma banda para tocar seresta na noite maranhense.


Enquanto isso, o radialista Fauzy Beydoun estava fascinado com o reggae e decidido a difundir o ritmo em São Luís. É quando ele finalmente se junta à banda “de cegos” para formar a Tribo de Jah e ajudar a transformar a capital maranhense na Jamaica brasileira.


Uma história linda de cegos que venceram na vida pelo som e que fazem música para protestar. Impossível eu não ir parar no meu livro Miragens, bem na poesia “Os Cegos Também Ouvem”.




O último registro que faço é para a voz rouca do Fauzy Beydoun que ajuda a tornar o som da Tribo de Jah simplesmente inconfundível.


Atualmente, a Tribo de Jah é composta por Fauzi Beydoun (vocal e guitarra base), Pedro Beydoun (guitarra e vocal), Aquiles Rabelo Filho (baixo), Alexsandro Costa Enes (guitarra base, solo e vocal), João Rodrigues (bateria) e Bives (teclado).















Então, vamos lá. Chegou a hora…


Pela 98a vez…


Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!


(TJ) 2000 Anos





(TJ) Babilônia em Chamas





(TJ) Regueiros Guerreiros





(TJ) Não Basta Ser Rasta





(TJ) Reggae na Estrada





(TJ) Uma Onda Que Passou (E Eu Não Dropei)





(TJ) Morena Raiz





(TJ) Ruínas da Babilônia





(TJ) Estúdio Showlivre - Apresentação na Íntegra

Pra fechar o post, o meu reencontro com a Tribo.


Foi através desse especial do Estúdio Showlivre, gravado em outubro de 2016 em comemoração aos 30 anos da banda e ao lançamento de um novo disco com 17 músicas inéditas.


Registro aqui a qualidade sonora que o Estúdio Showlivre nos proporciona e já fica a dica aí pra você se inscrever nesse canal do Youtube e ter a chance de conhecer muita música autoral e boa que está fora da mídia.


Também registro o Fauzy já tentando passar o bastão para o seu filho Pedro. Aos 48 minutos do vídeo, rola uma entrevista também.


É meu amigo, 30 anos depois, eles ainda estão criando música…






Fiquem sempre com Jah.


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário