quarta-feira, 23 de março de 2016

Bora Ouvir Midnight Oil – Beds Are Burning?






Nós cearenses estamos proibidos de cantar a música O Segundo Sol, de Nando Reis. Não é nada pessoal contra o Nando Reis nem contra a Cássia Eller. É censura, mesmo! Proibição! Se com um único sol a coisa já está insuportável, imagina se esse tal de segundo sol aparece?


É um único sol que bate impiedosamente na nossa cuca. Estamos às vésperas de um equinócio e o danado está batendo forte na região do Ceará. Quando os meteorologistas lembram que o período mais quente é de agosto a novembro, eu fico muito preocupado.


De 2010 para cá, a brincadeira ficou muito mais quente. A cada ano, batemos o novo recorde de ano mais quente da história! Novos recordes de calor e mormaço.


Às vezes o número registrado no termômetro é enganoso. Pior mesmo é a insolação tostando a sua pele e a tal da sensação térmica – parece que o seu corpo está literalmente cozinhando.


Na capital, estamos no litoral e geralmente há bons ventos. Eles ajudam a aliviar um pouco a sensação de desespero. Embora ultimamente alguém esteja brincando de desligar o nosso megaventilador natural. No sertão, nem vento tem. É de rachar o coco! Tem afetado até a vida social das pessoas, que estão evitando certos compromissos em certos horários.







Mais calor também tem resultado em menos chuva. Que, por sua vez, implica em menos água acumulada e armazenada nos reservatórios. Para piorar, com mais calor, precisamos consumir mais água e energia elétrica. E foi-se o tempo que um banho resolvia. Agora, você já sai do banheiro suado. Pode isso, Arnaldo? Praticar esportes também está bem difícil.


Esses dias eu decidi comprar um ventilador novo e precisei andar bastante. Isso porque o ventilador da marca líder de mercado está em falta no mercado fortalezense – estoques em baixa.


Contrariando o meu grande professor de geografia Sharles Weima, o sertão não esfria mais à noite. É difícil até dormir, pois temos a sensação que a cama está queimando.







E daí, eu me lembrei desta música do Midnight Oil:


Como conseguimos dormir
quando nossa cama está queimando?


Midnight Oil é uma extinta banda australiana de rock, com forte temática política e ecológica.


Eu conheci o som desses caras no rádio, com a música Blue Sky Mine (a minha favorita). Mas foi só questão de tempo até chegar em Beds are Burning (talvez a mais famosa deles).


A batida seca da bateria não deixa dúvidas: é o velho e bom rock and roll!


Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!





Post Scriptum
A minha cama não pegou fogo, mas, em uma coincidência incrível, precisei comprar um colchão novo essa semana.



Se quiser ler mais:
Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      


Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário