quinta-feira, 13 de julho de 2017

Bora Ouvir o Catedral?





E aí, é gospel ou não é? É um cover da Legião Urbana ou não? É romântico ou é rock? E assim a gente vai no post mais bipolar de todos os tempos do blog…


Eu conheci o Catedral através do meu tio Ricardo Batista. E já veio com os inevitáveis rótulos: banda gospel cover da Legião!


Poxa, era assim que todos me apresentavam os caras!


E assim eles foram crescendo e ganhando espaço.


E assim a gente taca um “gospel” na nuvem de tags e estilos do blog:


É Axé Baião Black Bolero Bossa Nova Carnaval Clássica Dance Music Escola de Samba Forró Frevo Gospel Hip Hop Jovem Guarda Marchinhas MPB Pop Rap Reggae Rock Rock Brasil Romântico Salsa Samba São João Ska Soul Xote… É Bora Ouvir Uma!


A banda foi formada inicialmente pelos irmãos Kim (voz, guitarra base e violão), Cézar (guitarra solo) e Júlio Cézar (baixo elétrico), junto com mais dois amigos, Guilherme Morgado (bateria) e Glauco Mozart (tecladista da banda até o terceiro LP, Catedral III). Tiveram sua origem na igreja presbiteriana de Nilópolis, Rio de Janeiro, tendo sua temática voltada totalmente para o mercado gospel.
[Wikipedia]


Na virada do milênio, a banda faz uma guinada do gospel ao pop e estoura em todo o Brasil. É meu amigo, subi muitas vezes o som com “Eu Amo Mais Você” na Jovem Pan FM.


Em 2003, um acidente automobilístico vitima um dos irmãos e a banda sofre um grande trauma.


Mas eles dão a volta por cima e segue o jogo…




até atingirem o ápice com o DVD 20 Anos na Estrada, gravado em 2008. Foi através deste trabalho que eu me aprofundei no som do Catedral e também foi daqui que eu tirei o post. Eu não conheço todas as músicas deles, então confiei nessa pré-seleção que eles próprios fizeram para o DVD.


A poesia do Catedral é muito boa e o som, então, é maravilhoso. É uma espécie de rock-romântico, às vezes mais rock, às vezes mais romântico.


Acho que eles não precisavam ter apelado com essa história de gospel ou cover da Legião. Mas é sempre mais fácil falar quando se está fora do problema e depois que as coisas já aconteceram.


É um som muito espiritual. Não é aquela história de “ah!, já que o pen drive sorteou, vou ouvir essa música do Catedral”. Não! Não é assim que funciona. Você precisa estar espiritualmente preparado para ouvir o som do Catedral. Somente assim você conseguirá experimentar a experiência completa.


E aqui eu faço um apelo inusual para o blog: se você não está se sentido pronto agora, feche o post e retorne depois, belezinha?












Ah!, e depois de tantas idas e vindas, a banda acabou mesmo em 2015. O Kim segue fazendo shows ao lado do seu irmão, mas ele já prometeu que a banda volta em 2018 para a turnê dos 30 anos e o Bora Ouvir Uma espera participar desse momento histórico da música nacional.


Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!


> Dúvidas em Mim
Começamos com o melhor rock do Catedral, na opinião do blog. O que esses caras vão fazer nos dois minutos finais dessa música é inacreditável. A banda toda vai lá em cima: teclado, guitarra, bateria, tudo muito alto. É de arrepiar. É pra jogar o som lá no teto e ouvir a música com a pele:






> O Nosso Amor
Seguimos com o melhor romantismo do Catedral, na opinião do blog:






> Eu Tenho
E agora vem a melhor poesia do Catedral, na opinião do blog:







> Atemporal






> Balada de uma Saudade







> Carpe Diem







> Eu Amo Mais Você






> Mil Maneiras







> Quem Disse que o Amor Pode Acabar
Jamais! Catedral pra sempre:






Fiquem em paz. Sempre.


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário