quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Bora Ouvir Roupa Nova?







Chegando o post especial do mês… E realmente é muito especial pois trata-se de um post comemorativo do lançamento do nosso novo livro O Excremento da Flor do Desejo pela Coisa.






É o que o livro conta com uma participação especial (e fictícia, óbvio) do Roupa Nova.


Então, vamos ler um pouco do livro e depois voltamos com o post.




O EXCREMENTO DA FLOR DO DESEJO PELA COISA


CAPÍTULO 9 – O ENFERMO


Dr. Fabinho Pontes e a Turma do Terror de Taipas promoveram a maior festa da história do Novo Cereja. #festa
A bem da verdade, tudo começara dois meses antes, na reunião ordinária da Turma, na sexta-feira posterior ao julgamento. Seu Veloso assuntava com o Dr. Fabinho Pontes:
Doutor, está chegando o aniversário da velha.
Que coisa boa…
Então, eu queria dar um presente para ela: uma festa no Novo Cereja. Ela sofreu muito com essa história de prisão e de julgamento.
É verdade. Tudo é verdade. Tanto o sofrimento, como o merecimento pela festa. E não nos esqueçamos que agora as flores estão liberadas em Coités. Temos muito o que comemorar!
Nem me fale. Veja só: ela sempre gostou muito do Roupa Nova. Será que a gente consegue botar os caras para tocarem no Cereja? Será que é muito caro?
Seu Veloso, agora é comigo. Toda essa parte de organizar esse projeto fica na minha conta. Vou encontrar esses caras, consultar a disponibilidade e os preços. E vou bolar uma engenharia financeira para que isso saia do papel. Na outra festa, ainda tivemos um bom lucro. Acho que é possível sim viabilizar essa ideia. Além do mais, é um presente e você pode patrocinar uma parte. As vendas de flores agora se manterão em bons níveis.
Se Deus quiser. É lá pra o final de agosto. Mas eu queria que fosse uma surpresa para ela, pode ser?
Olha, Veloso… Trazer esses caras vai custar caro. Vou precisar divulgar bem e tirar dinheiro dos bacanas. Não dá pra botar o Roupa Nova em Coités sem que ninguém saiba. Mas a gente pode esconder a parte do aniversário. Vai ficar massa!


[…]


Na sexta-feira, Coités vivia um dia mágico. Era Guinness na certa! Toda a alta sociedade tinha um compromisso naquela noite. Todos muito bem vestidos dirigiam-se à Meca do sexo. Aos poucos, o Novo Cereja foi enchendo de pessoas em busca de uma noite romântica.
E ali, meu amigo e minha amiga, era um lugar de muitos romances. Ali era o lugar que tinha mais sexo por metro quadrado no Nordeste. Mas aquela noite era um pouco mais recatada.
Várias senhoras da sociedade estavam em um cabaré pela primeira vez na vida. Alguma repulsa, algum constrangimento, mas tudo isso era pelo Roupa Nova. Dr. Fabinho estava investindo forte na vocação da casa: o centro de entretenimento adulto de Coités e região. Uma mansão bonita, bem decorada, uma banda incrível, com boa estrutura de som, bebidas, comidas, pessoas elegantes e, caso alguém se animasse, ainda era uma casa de sexo e os quartos estariam à disposição.
Dona Rosa, Seu Veloso, Kellyane, Maria de Fátima e mais o resto da turma estavam na sua mesa privilegiadíssima.
Às 23 horas, depois que todos já haviam bebido um bocado e o seresteiro tinha trabalhado com o seu violão, o advogado tomou o microfone para si:
Eita minha gente… Quantas mulheres bonitas hoje aqui na nossa casa. Obrigado a todas pela presença. Agora eu quero ver segurar a emoção… Numa ideia genial que só poderia sair da cabeça desse velho maluco… Pela primeira vez em Coités, pra vocês se apaixonarem: Rooooooooupa Nova!
E os caras mandaram ver: um showzaço que Coités nunca tinha visto nada parecido! O som era de uma pureza tocante. Muito limpo. O repertório alternava sequências dançantes e românticas. Mas, com certeza, era no romantismo que a mulherada se entregava.
Depois de quase uma hora e meia de show, rolou o temido tchau. Muita ovação, aplausos, gritos, choro… É como se um furacão tivesse passado em Coités. Um zunzunzum danado se ouvia no Novo Cereja.
Novamente, o advogado intervia na situação. Lá estava ele no palco do Roupa Nova:
Ave-Maria Coités… O que é isso? O que está acontecendo aqui hoje? Eita Seu Veloso… Gente, hoje é uma noite muito especial. Hoje, nós estamos comemorando o aniversário de Dona Rosa! Por favor, uma salva de palmas…
Enquanto Dona Rosa ficava surpresa, constrangida e chorosa. Enquanto Seu Veloso roubava um beijo da velha, os caras subiam de novo no palco, somente com violões e faziam alguns dos minutos mais românticos da noite. Como um vírus que se espalhava, todo o mulheril chorava, dançava com os maridos e namorados e os beijavam. Até os garçons foram sequestrados nesse momento do romantismo e não ficou nenhuma mulher sem beijar naquele pedaço da Terra. #sólove
Depois de mais algumas músicas, o show terminava lá em cima, com muita animação e todos dançando como podiam. Agora era o tchau de verdade. As coisas boas acabam.



--------------


E aí? Tá gostando do livro? Então, depois do post, dá um pulo lá no nosso site para ler mais:






Bora Ouvir Roupa Nova?


Sucesso que atravessou gerações e ainda se mantém com seus refrões que se tornaram verdadeiros hinos. São mais de 35 anos de banda, 37 álbuns lançados e mais de 20 milhões de cópias vendidas.”
[Site do Roupa Nova]


A banda surgiu em agosto de 1980, devido a mudanças ocorridas após 1978 no grupo chamado Os Famks, e mantém até hoje sua formação original. É composta por Paulinho (percussão e vocal), Serginho Herval (bateria e vocal), Nando (baixo e vocal), Kiko (guitarra e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali (piano, teclados e vocal).”
[Wikipedia]


(Aquele outro cara que escreve comigo tá dizendo aqui que um deles lembra muito o Sargento Pincel. Que comentário maldoso!)






Os caras estão juntos desde sempre. É brincadeira? E agora eu vou copiar um post anterior: “É difícil uma banda tão famosa e cara se manter unida durante tanto tempo. Não sabemos de nenhuma fofoquinha de nada deles. É uma demonstração perfeita para todos nós do valor da amizade e do coleguismo sinceros. Além, claro, de muito profissionalismo.”.




(Aquele outro cara que escreve comigo tá dizendo aqui que eu tô só copiando textos de outros lugares em vez de criar um texto inédito. Vou mandar esse cara...)


Aqui eu vou destacar o Serginho Herval. Esse monstro toca bateria e canta. Ao mesmo tempo. É brincadeira! A bateria exige o máximo da coordenação motora do indivíduo e ele ainda canta com afinação. Só resta ao blogueiro sem talento musical ficar com inveja mesmo.


O som do Roupa Nova é muito limpo e puro. Sem barulheira e sem agressão aos ouvidos. Altíssima qualidade musical à altura dos excelentes músicos que são. Não dá nem pra comparar com um monte de barulho que a gente é obrigado a ouvir atualmente.


Mais abaixo vamos destacar vários vídeos do DVD discográfico Roupacústico de 2004. Os caras convidaram uma orquestra para enriquecer o show e isso só reforça o que eu escrevi no parágrafo anterior.


Eles fazem um trabalho vocálico encantador. O coral é sem dúvidas a grande marca musical do Roupa Nova. Quem mais levou isso a sério no Brasil.


Roupa Nova é um romantismo exacerbado que, às vezes, chega até mesmo a ser piegas.


Também podemos falar do lado comercial da música através do qual eles produziram várias músicas sob encomenda, como os temas da Vitória e do Rock in Rio.


E o pessoal que gosta de novelas, hein? Quantas (e quais) novelas contaram com a participação do Roupa Nova? :P


Eu achava que esse post ia subir com 5 ou 6 músicas. Que engano! Fui pesquisando Roupa Nova e adicionando mais e mais músicas ao setlist. Quase que por obrigação. Como não adicioná-las?


Ah!, e já os convido a visitar o canal do Roupa Nova no Youtube. Muito rico:




Graças a Deus, todos estão vivos, saudáveis e produtivos, gravando e fazendo shows. Subindo o som!


E viva o Roupa Nova!













Bora Ouvir Roupa Nova ou não?



Eita que vocês estão mais ansiosos que as senhoras de Coités!


Imitando o livro, vamos separar as músicas em 3 blocos:

– Eita minha gente… Quantas mulheres bonitas hoje aqui na nossa casa. Obrigado a todas pela presença. Agora eu quero ver segurar a emoção… Numa ideia genial que só poderia sair da cabeça desse velho maluco… Pela primeira vez em Coités, pra vocês se apaixonarem: Rooooooooupa Nova!

Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!




TRIBUTO


Vamos começar fazendo um tributo ao Roupa Nova através de homenagens feitas por outros artistas.


Dona - Roupa Nova (cover) – Canoa Quebrada
Nós, em Canoa Quebrada, no Café Habana, e o pessoal tirando onda na flauta, interpretando a canção Dona, do Roupa Nova.
Grupo Cordas e Vozes, com Alcimar (voz), César (violão) e Aristóteles (flauta e vocal).
Outro ponto forte do vídeo é que estamos na Broadway com a sua atmosfera incrível. Repare no fundo o pessoal passeando quase que flutuando em Canoa Quebrada.
É vídeo exclusivo do Bora Ouvir Uma.





Um Sonho a Dois – Por Roberta Sá e Pedro Mariano
Esse clipe ficou bem simples. Na verdade é um making of. Gostei muito dessa simplicidade. Mas o que eu gostei mesmo foi de ver a alegria do pessoal. Como eles estavam felizes com o seu trabalho e como eles curtiram essa música.
Esse cara grandão do vídeo é o Michael Sullivan. O cara que fez essa música e esse vídeo. O cara que deu tantas músicas lindas para nós e para o Roupa Nova.






ROMÂNTICAS


E aqui entra o setlist romântico e eu quero ver segurar a emoção.


Linda Demais




Anjo




A Viagem




Começo, Meio e Fim




A Lenda




Meu Universo é Você




Chuva de Prata (com Sandy)




A Força do Amor




Sapato Velho
E aqui temos a excelência do coral. ES-PE-TA-CU-LAR!




Seguindo no Trem Azul




Volta Pra Mim




De Volta Pro Futuro




Um Sonho a Dois (com Cláudia Leitte)





ROCK


Pra terminar lá em cima, como no livro: vamos de rock and roll!


À Flor da Pele




Whisky a Go Go




Show de Rock 'n' Roll (com Fresno)




Coração Pirata




Chama




Amor de Índio





Com amor!


POST SCRIPTUM

Foi uma delícia trabalhar nesse post. Dias e dias, pesquisando, descobrindo e ouvindo o Roupa Nova.

E vamos ler o livro, hein? :P



Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário