quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Bora Ouvir a Playlist do Calendário?







O desafio da hashtag #inusitado é fazer um post ou uma playlist fora da caixa: inesperada.


Esse mês, veja bem que eu falei mês, a #inusitado apresenta a playlist do calendário.






Janeiro, começo do ano civil gregoriano em quase todo o mundo. Todo mundo de olho no calendário. Muita gente preocupada em que dia da semana “caem” os feriados e o seu aniversário.






O comércio distribui calendários para fazer marketing.


E tem gente que desenvolveu um fetiche pela coisa. Eu tenho um tio que coleciona dezenas de calendários. A casa dele simplesmente pode ser chamada de “museu do calendário”, com modelos diversos espalhados em todas as paredes. Embora, museus exponham coisas antigas e os calendários dele sejam todos do ano atual.













Teve um ano que a minha irmã me presentou com um calendário com fotos personalizadas. Agora, todo ano eu faço um calendário novo pra mim:








Outro calendário importantíssimo, e que tem a ver diretamente com o meu trabalho, é o calendário de pagamentos do INSS. A minha vó e quase todos os brasileiros o conhecem:






Já, já, chega o Ano Novo. É isso mesmo o que você leu: já, já, chega o Ano Novo. Lá na China! Dia 28/01/16, começa um novo ano para os chineses. E não é 2017, mas, sim, 4715, o ano do galo. Lá os anos são “contados” em bichos.


O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história. É um calendário que se utiliza tanto do Sol quanto da Lua. [...]
Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), é acrescentado um mês aproximadamente a cada três anos. Desta forma, não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar. Por isso, considera-se que o calendário chinês é lunissolar.”
(Wikipedia)


Também existe o calendário juliano, determinado pelo imperador Júlio César que é o próprio mês julho. Aí também veio o Augusto e enfiou agosto no seu calendário. E foi nessa que o mês sete (setembro) virou nove; oito virou dez; nove virou onze e dez virou doze.


O calendário gregoriano foi bulado em 1582 pelo Papa Gregório XIII. Os dias da semana homenageiam astros e o ano é baseado nas estações climáticas. Não esquecendo a gambiarra do ano bissexto.


Com os europeus colonizando o mundo todo, esse calendário foi sendo imposto por onde eles chegavam. Obviamente também com grande influência e poderio da própria Igreja Católica. É só pensarmos que os anos são contados em antes e depois de Cristo.







E os calendários mais desejados são justamente os da Igreja Católica. Sabe aquele de arrancar a folhinha? Para cada dia do ano: 1 santo, 1 oração, 1 trecho da Bíblia e uma folhinha para arrancar. É disparado o favorito do meu tio!


Ah!, e no calendário da Igreja Católica, entre cada mês, há um boleto para você contribuir espontaneamente com a causa. Boleto, óbvio, com data de vencimento.








Em tempo, lá atrás eu falei de fetiche e de calendário e aí fica inevitável não lembrar dos calendários das borracharias. :P


Você pode interagir pelos comentários, elegendo a sua música favorita da playlist ou cornetando qual música faltou...


Compartilhe o blog. Compartilhe músicas boas com a gente.


Sobe o SOM!


Playlist do Século


> 19-2000 (Gorillaz, Soulchild remix)







Playlist dos Anos


> 1965 (Duas Tribos) (Legião Urbana)






> 1973 (James Blunt)






> 1979 (The Smashing Pumpkins)







Playlist dos Meses


> De Janeiro a Janeiro (Roberta Campos e Nando Reis)






> De Janeiro a Janeiro (Limão com Mel)






> Chorando e Cantando (Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho)






> Maio (Kid Abelha)






> A Triste Partida (Luiz Gonzaga)







Playlist dos Dias da Semana


> Domingo (Titãs)






> Sunday Morning (Maroon 5)






> Sunday Bloody Sunday (U2)






> Quinta-feira (Charlie Brown Jr)






> Thursday (Pet Shop Boys feat Example)






> A Feira (O Rappa)






> Friday I'm In Love (The Cure)






> Sábado à noite (Cidade Negra)






> I Gotta Feeling (The Black Eyed Peas)







SE QUISER MAIS #INUSITADO:


Um abraço.



Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
      

Conheça a minha obra completa em:

Um comentário:

  1. Dessa lista gosto muito de sunday bloody sunday,poderia entrar nessa lista também NOVEMBER RAIN,SEGUNDA FEIRA COM BLUES, QUANDO CARNAVAL CHEGAR, TODO CARNAVAL TEM SEU FIM,SABADO(PARALAMAS)...Valeu

    ResponderExcluir